recrutador

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Investimentos do governo federal em assistência social aumentaram mais de 600% nos últimos 10 anos

Investimentos do governo federal em assistência social aumentaram mais de 600% nos últimos 10 anos

Teresa e Dilma
Na abertura do encontro nacional do Congemas, a ministra Tereza Campello destacou investimentos e afirmou que este é o momento para se debater a construção, o fortalecimento e o avanço da política de assistência social e do Suas
Cuiabá, 29 – Os investimentos do governo federal nas políticas de assistência social aumentaram mais de 600% entre 2003 e 2014. No período, o orçamento saltou de R$ 11 bilhões para R$ 68 bilhões. Ao falar sobre os investimentos, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, também reforçou que o modelo de desenvolvimento econômico do país trouxe a agenda social para o centro do debate. “O processo de inclusão tem gerado mais desenvolvimento. Isso significa dizer que hoje todo dinheiro que vai para a área social nós não tratamos mais como gasto e, sim, como investimento”, afirmou ela, na segunda-feira (28), durante a abertura do 16º Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Cuiabá (MT).
Durante o evento, a ministra assinou dois atos: um que dispõe sobre o Programa Nacional de Aprimoramento da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social (Aprimora-Rede) e o de doação de lanchas de assistência social para os estados do Acre, Amazonas, Maranhão e Pará.
Segundo Tereza Campello, não tem como avançar na área social sem superar a desigualdade. Ela destacou que a área de assistência social tem sido o grande impulsionador para que as políticas públicas cheguem prioritariamente à população mais vulnerável. “Precisamos continuar construindo um Suas [Sistema Único de Assistência Social] universal, garantindo que toda a população tenha acesso. Precisamos construir uma rede que garanta que a política de assistência social chegue aonde a população mais precisa.”
A ministra falou ainda sobre o avanço da área nos últimos dez anos e destacou que hoje são mais de 7,5 mil Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em funcionamento em quase todos os municípios brasileiros. “Nossa expectativa é terminar nossa gestão com a construção de Cras em todo o país. Faltam pouco mais de 30 municípios para atingirmos nosso objetivo.”
Com o tema Avaliando o Suas: um olhar sobre a gestão dos entes federados, o encontro vai até esta quarta-feira (30), no Centro de Eventos do Pantanal.
Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário: